Oi gente, como vocês estão? 💖
O uso do protetor solar para prevenir queimaduras solares já é um hábito entre a população, mas o protetor específico para o rosto nem sempre é lembrado, mas é importatíssimos (todos os dias, faça frio ou calor) e vamos te dizer o porquê:
Proteção solar impede o fotoenvelhecimento da pele!!
MAS, o que é fotoenvelhecimento?
É um dano na pele causado devido a exposição excessiva ao sol, com resultados como manchas, ressecamento, rugas, linhas de expressão e outras doenças de pele. Junto com os impactos da radiação solar, a poluição também é um fator externo que pode intensificar esse danos na pele.
Então esses agentes externos como poluição e sol estimulam a pele a produção de radicais livres - moléculas instáveis que provocam estresse oxidativo, agredindo as células saudáveis. Assim, o envelhecimento precoce ocorre. TUDO o que não queremos, não é mesmo?
Os raios ultravioletas são um dos principais responsáveis pelos sinais de envelhecimento da pele, além de outros problemas (queimaduras, problemas nos olhos e até câncer de pele).
O excesso de exposição solar na pele pode causar várias doenças de pele, sabia? Além de queimaduras, pode causar também o surgimento de melasmas, manchas e até melanona (câncer de pele).
Para evitar tudo isso, é fundamental usar diariamente um filtro solar que atenda as características do seu tipo de pele!
A regra é simples: Quanto mais tempo exposto ao sol, maior deve ser o valor do fator de proteção do filtro!
Doenças de pele que devida a proteção solar é capaz de evitar:
1) Melanoma;
2) Manchas na pele de melasma;
3) Manchas solares;
4) Queimaduras solares;
5) Acne solar;
A dermatologista Dra. Wânia Del Fávero explica a relação do envelhecimento e proteção solar: “A radiação ultravioleta A (UVA) penetra até a derme provocando alteração do colágeno e elastina, e conseqüente modificação na pele, tornando-a mais espessa, seca e envelhecida. A radiação ultravioleta B (UVB) penetra na epiderme causando queimadura, alteração celular e câncer de pele.”
E a dermatologista Dra. Juliana Jordão conta os principais impactos da radiação na pele, segundo a médica, devido à ação da radiação solar e da poluição, os principais efeitos visíveis na pele (manchas, ressecamento, rugas e flacidez) são potencializados, principalmente pelo aumento da degradação das fibras de colágeno. “Esses fatores, juntos, promovem mudanças nas funções biológicas de proteínas e acúmulo de elastina. Assim, a pele fica mais suscetível ao envelhecimento e ao aparecimento de manchas também”.
Já sabemos o quanto é maléfico pra nossa pele não se proteger, agora vamos falar como minimizar os impactos do fotoenvelhecimento na qualidade da pele:
- PROTEÇÃO
Proteção SEMPRE - S E M P R E - Faça frio, faça calor, faça chuva ou faça sol!
Os protetores físicos impedem a penetração dos raios UVA e UVB:
Filtro UVA: Protege contra os raios UVA, que penetram na pele, provocando lesão celular cutânea através da formação de radicais livres. As rugas, nesse processo, surgem devido à alteração da síntese de colágeno e elastina.
Os raios UVA podem influenciar, também, o desenvolvimento de alguns tipos de câncer de pele. Para reduzir os danos causados por este raio, recomenda-se a aplicação de filtros UVA, como a avobenzona ou butilmetoxidibenzoilmetano.
Essa substância fornece proteção contra o mais amplo espectro do raio UVA, que o intercepta mesmo antes que atinja a pele.
Filtro UVB: Bloqueia os raios UVB, que penetram na epiderme, provocando queimaduras e lesão celular que, a longo prazo, pode resultar em câncer de pele. Um dos filtros UVB mais utilizado é o octilmetoxicinamato, comercializado sob o nome de Parsol MCX.
ANTIOXIDANTES
Evidências científicas sugerem que os ativos antioxidantes, em conjunto com os filtros UVA/UVB, maximizam a proteção da pele contra os danos causados pelos radicais livres, que se formam por indução dos raios UV e aceleram o envelhecimento da pele.
Agora vamos entender porque os antioxidantes são importantes nessa função:
Os antioxidantes são substâncias capazes de atrasar ou inibir a oxidação de um substrato oxidável. O papel dos antioxidantes é proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres. Sabendo que o sol estimula a pele a produzir radicais livres, se proteger e usar antioxidantes é a dupla perfeita!
Antioxidantes mais indicados: Vitamina C (ácido ascórbico) e/ou Vitamina E (tocoferol)
PROTEJA sua pele!!
E se você gosta do universo de skincare e quer aprender mais sobre Cuidados com a Pele, confira nosso Canal no Youtube, lá tem vídeos semanais, clicando aqui 💖🎥
** Consulte sempre um dermatologista! **
Avisos legais:
As informações contidas neste site são propriedades da empresa 2L Beauty. Sua reprodução, download ou reenvio com finalidades comerciais, seja parcial ou integral, é estritamente proibida;
Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site www.2lbeauty.com.br, o qual tem como objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas de cuidados com a pele e estas não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substitutas para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer enfermidade sem antes consultar um profissional da área.