Poros dilatados: por quais motivos eles dilatam e dicas para prevenir

 

Dois dos maiores problemas relacionados com a pele das mulheres é o brilho excessivo e a falta de uniformidade e, não casualmente, esses dois problemas estão ligados entre si e geralmente se dão em decorrência do problema de poros dilatados e aparentes.

Os poros são pequenos orifícios na pele, por ele saem os pelos e eles são responsáveis pela secreção de líquidos como suor e sebo (suor advindo das glândulas sudoríparas e sebo das glândulas sebáceas).

Os poros dilatados e aparentes surgem especialmente na região “T” (testa, nariz e queixo) e tendem a aparecer prioritariamente em quem tem pele oleosa, justamente porque esse excesso de óleo preenche os furinhos da pele, aumentando o tamanho do poro, inflamando-o e inchando. É.. ninguém merece!!

Vamos entender o porquê de os poros dilatarem?

Então.. esse problema pode ter muitas causas, algumas delas:

- Oleosidade excessiva da pele (o post anterior aqui do blog é to-do sobre isso, clique aqui)

- Uso de cosméticos inadequados

- Desequilíbrios hormonais

- Má alimentação

- Exposição solar em excesso

- Envelhecimento

- Pré disposição genética

E, claro, mais de um desses fatores acumulados nem se fala, podem contribuir MUITO para a dilatação dos poros.

Para minimizar os problemas causados pelos poros dilatados e tentar aprender como acabar com os poros abertos, é fundamental ter uma rotina diária de cuidados com a pele.

Limpar, esfoliar, tonificar e proteger do sol são alguns dos cuidados básicos que você deve ter!!


Sabendo disso, aqui vai algumas dicas para prevenir e evitar os poros aparentes:

 1. Limpeza

DEFINITIVAMENTE o passo mais importante para evitar o acúmulo de oleosidade é esse!

É preciso manter a pele limpa e os poros livres de sujeira, assim não há sebo nem sujeira encrustados e obstruindo-os, o que não faz com que esses fiquem inchados e perceptíveis.

Limpe o rosto 2x ao dia com sabonete/gel/creme de limpeza específico para seu tipo de pele.

Dica: Usar água fria ou passar uma pedrinha de gelo no rosto faz uma vasocontricção na pele, acalmando os poros.

Dica de produto: Lavar o rosto corretamente com um sabonete que tenha ácido salicílico em sua composição pode ajudar a diminuir a oleosidade.

Dica de tratamento estético: Limpeza de pele profunda (feita por esteticistas ou clínicas) é sempre bem vinda, essa técnica ajuda a remover toda a sujeira que está entupindo os poros.

 2. Esfoliação

Fazer esfoliações suaves em casa também é muito indicado para melhorar a aparência dos poros dilatados, mas por que?

Porque esfregando o esfoliante na pele, há a remoção das peles mortas e sujeiras que ficam na camada externa, entupindo e inchando os poros.

 3. Técnica da compressa fria e quente

Há uma técnica conhecida como compressa fria e quente e é indicada para melhorar a aparência e fechar os poros dilatados, funciona assim:

Coloque sobre o rosto uma bolsa ou compressa morna durante 3 minutos e depois coloque uma compressa fria por 2 minutos.

Essa diferença de temperaturas vai ajudar a exigenar os tecidos e dar elasticidade aos poros, ajudando a pele a ficar balanceada e com aparência saudável.

 4. Hidratar a pele

Um outro cuidado diário importante é manter a pele do rosto devidamente hidrata usando os cremes indicados para o seu tipo de pele.

Dica de produto: As versões oil free e não comedogênico são excelentes opções para quem tem a pele oleosa ou lipídica, os cremes que contém ácido retinoico também são ótimas opções. 

 

MAIS DICAS - e não menos importantes:

  • Usar tônico:

Além de tudo que falamos, é importante também que você utilize um tônico facial. Ele vai ajudar a equilibrar o PH da pele e remover todas as impurezas que não foram totalmente retiradas durante a higienização. 

 

  • Make para quem tem pele oleosa e poros dilatados

Mulheres que têm a pele muito oleosa devem optar por maquiagens oil free e não comedogênicas, que são produtos que não obstruem os poros.

Já as versões em pó devem ser evitadas, pois, podem bloquear os poros e colaborar para o aparecimento de comedões e acnes.

Também é indicado usar bases e corretivos que tenham ácidos na sua composição, pois, eles ajudam no controle da oleosidade.

É preciso ter atenção na hora de retirar a maquiagem: o ideal é usar primeiro o demaquilante e depois lavar o rosto.

 

  • Tratamentos estéticos indicados

Para tratar os poros, você deve procurar um dermatologista que indique a você os melhores tratamentos para poros dilatados, para a sua pele.

Entre as diversas opções, os mais conhecidos são:

  • Ácido retinoico: proporciona uma leve descamação da pele, sendo possível realizar a aplicação em casa. Ele atua na cicatrização da pele, na redução das manchas e na diminuição da oleosidade;

 

  • Microdermoabrasão: conhecido também como peeling de cristal, é um tratamento indolor que promove uma esfoliação da pele, ajudando no tratamento dos poros dilatados. Os cristais utilizados ajudam a remover as células mortas e contribuem para uma pele saudável;

 

  • Peeling químico: é realizado em consultório e proporciona ótimos resultados. Ele ajuda a retirar as camadas danificadas da pele e promove a renovação celular. Com esse procedimento, é possível aumentar a elasticidade da cútis e tratar rugas e manchas;

 

  • Luz pulsada: a luz intensa pulsada reduz as glândulas sebáceas e diminui o tamanho dos poros. Esse tratamento tem resultados gradativos, sendo possível fazer com que os poros permaneçam menores, caso seja feito com frequência. A luz pulsada é indicada para pessoas que têm, além dos poros dilatados, manchas na pele e linhas de expressão.

 

E, C-L-A-R-O, como sempre aconselhamos:

 

** PROCURE UM DERMATOLOGISTA**

 é realmente muito importante, só ele poderá fazer uma avaliação da sua pele e indicar os produtos e tratamentos adequados.

 

 

 

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados