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Oi gente, como vocês estão? 💖


Hoje o assunto é mais uma vez envelhecimento da pele, motivo de preocupação pra nós, mulheres.. e hoje temos dicas importantes de coisas que devemos parar de fazer! O post de hoje é todinho para falar de hábitos diários que muitas vezes fazemos sem perceber e estão envelhecendo nossa pele. 

O marco do envelhecimento se dá nos 2 primeiros anos após a menopausa, momento em que acontece uma perda significativa do colágeno.

Fisiologicamente, o envelhecimento está associado à perda de tecido fibroso, à taxa mais lenta de renovação celular e à redução da rede vascular e glandular. A função de barreira que mantém a hidratação celular também fica prejudicada. Dependendo da genética e do estilo de vida, as funções fisiológicas normais da pele podem diminuir em 50% até a meia-idade. 

O envelhecimento traz mudanças biológicas que afetam a pele e estão relacionadas com fatores como a perda de gordura e a atrofia muscular. Há muitos fatores envolvidos no processo de envelhecimento da pele e a genética também é um fator determinante.

E embora todos estes fatores fisiológicos e genéticos fujam ao nosso controle, há outros que podemos controlar 🙌🏻

Podemos evitar a exposição solar, que é uma das maiores causas do envelhecimento da pele, beber muito água, se alimentar e dormir bem, entre outros hábitos saudáveis.

⁃ Sono atrasado
 

Ao dormir, liberamos 2 hormônios: melatonina e GH - são hormônios ligados interamente com o envelhecimento.

Fabricada pelo corpo, a melatonina não só regula o momento de dormir como participa da reparação das nossas células, expostas ao estresse, a poluição e outros elementos nocivos. A melatonina funciona como um antioxidante poderoso e combate os radicais livres que agridem o organismo. Ela é produzida quando há ausência de luz e sua função mais estudada e conhecida é a de regular o relógio biológico, fazendo com que tenhamos sono a noite e mais disposição pela manhã.

O declínio do hormônio do crescimento (GH), bem como o declínio da melatonina aceleram o envelhecimento visível com o aparecimento de rugas, flacidez, perda de tonicidade da pele e perda de massa muscular.

  

⁃ Mastigar só com um lado do rosto

 

Mastigar apenas com um lado do rosto causa hipertrofia da região, assimetria facial SIM!

Essa hipertrofia unilateral, causa o aumenta sulco nasogeniano: linha do bigode chinês, que pode ficar cada vez mais aprofundada, resultando em uma ruga.

 

⁃ Excesso de caretas e franzir a testa

 

Os vícios de fazer caretas acaba enrrugando o rosto, infelizmente.

A toxina butolínica, nesses casos, pode ajudar como prevenção para que não aumente a condição das rugas.

 

⁃ Poluição, Radiação Solar e Tabagismo

 

Quando a exposição solar é prolongada e acumulada ao longo da vida, o excesso de raios ultravioleta vira um problema: acelera o processo de envelhecimento da pele. Causa outros problemas também, além do envelhecimento.

Já os danos causados pela poluição são silenciosos, ao contrário da radiação solar, que pode provocar queimaduras e até acne solar. A poluição desencadeia processos inflamatórios nas células que causam os primeiros sinais do envelhecimento, como flacidez, rugas e manchas.

A poluição deixa a pele mais suscetível aos danos causados pelos radicais livres, e juntamente com a radiação solar, ela colabora para o envelhecimento precoce. 

Esses fatores externos produzem radicais livres, que são moléculas que provocam o estresse oxidativo, agredindo as células do corpo. O contato exaustivo da pele com a poluição gera um visual cansado e envelhecido. 

Tabagismo causa envelhecimento na pele também e temos um post todo sobre isso aqui no blog, escrito pela Dra. Karina Garcia, clique aqui para ler o post completo.

 

⁃ Dormir de maquiagem 💄💋

Ir dormir maquiada é um dos maiores erros que nós mulheres podemos cometer. Sempre falamos disso aqui no blog mas nunca é demais!

Obstruir a pele com maquiagem, faz com que o oxigênio não chegue à pele, o que agravava ainda mais os danos da maquiagem. E ainda podem surgur mais problemas por poluição grudada à pele pela maquiagem.

Os produtos químicos contidos nas maquiagens evitam a renovação natural da derme, o que a deixa mais texturizada. O maior problema é o acúmulo de poluentes e produtos na pele, eles tapam os poros e não permitem que a derme respire corretamente.

A curto prazo, a pele perderá a viscosidade, o brilho, se tornará mais oleosa. A médio e longo prazo, esse hábito diminui a renovação celular e a diminuição da produção do colágeno e a elastina, responsáveis pela jovialidade da pele. Ou seja, o envelhecimento é acelerado.

Algum dia chegando da balada e dormir com make é ok, mas todos os dias pode afetar (e muito!) a saúde da pele. Demaquile, limpe e hidrate a pele antes de dormir!

 

⁃ Dormir com o rosto contra o travesseiro

  

Sim, dormir com o rosto contra o travesseiro pode causar as famosas “rugas do sono”.

Ter uma boa noite de sono é importante para a recuperação do corpo e também para a beleza da pele. Porém, é preciso ficar atento a alguns detalhes até na hora do descanso. Segundo Cristine Carvalho, dermatologista e diretora do Centro de Dermatologia e Estética, de São Paulo, as fronhas de algodão podem contribuir para o surgimento das chamadas “rugas de sono”, um tipo de marca que se forma quando a pessoa dorme forçando o rosto contra o travesseiro, sempre na mesma posição.

“Por essa razão, a melhor maneira de prevenção é optar pelas capas de cetim, que diminuem a pressão da pele do rosto com o travesseiro, por terem a superfície mais lisa”, explica a especialista.

 

A posição escolhida para dormir também pode influenciar na aparência da cútis. Isso porque, de acordo com a dermatologista, dormir de lado tende a acelerar o surgimento de sulcos nasogenianos (bigode chinês) e rugas ao redor dos olhos (pés-de-galinha), na testa e entre o nariz e o lábio superior - regiões que perdem as substâncias de sustentação com maior facilidade por causa da intensa exposição ao sol.

Essas marcas, inclusive, podem ser mais profundas e aparentes na área que fica mais tempo em contato com o travesseiro. Por isso, além de optar por tecidos mais delicados para as roupas de cama, existe ainda outra medida fundamental. “As mulheres devem procurar dormir sempre de barriga para cima, sem nenhuma pressão na face”, recomenda Cristine.

Fonte: Fronha do travesseiro pode causar "rugas de sono"

Disponível em:

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/beleza/sua-pele/cuidados-especiais/fronha-do-travesseiro-pode-causar-rugas-de-sono,bd3b9aa36d5b7410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html

 

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** Consulte sempre um dermatologista! **

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