Cart
Frete Grátis | 4x sem Juros

Central de Atendimento

51-99135-1907

Seg à Sáb - 10h às 18h


Oi gente! Como vocês estão? 💖

O assunto do dia é acne! 


A acne é um inflamação de pele e costuma dar os primeiros sinais na adolescência, as alterações hormonais estimulam as glândulas sebáceas e essas, quando hiperestimuladas, secretam mais sebo pelos poros, causando oleosidade excessiva e a inflamação da acne se forma.

A acne, como uma doença de inflamação de pele pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas costuma aparecer nas regiões mais oleosas como costas e rosto. Essas lesões de acne aparecem por diversos motivos bioquímicos e o principal deles é o excesso na produção de sebo.

Basicamente quando há a hiperestimulação das glândulas sebáceas, a oleosidade não consegue fluir naturalmente e acaba se misturando com outros resquícios celulares e eles tampam os poros, formando cravos e acnes.

Explicando: essas glândulas sebáceas fabricam uma espécie de gordura essencial à proteção da pele, esse sebo (ou secreção oleosa), juntamente com células mortas, atravessam os folículos pilosos (orifícios de onde saem os pelos) e acabam sendo eliminados pelo poro.

O problema é que, se hiperestimulada e com a produção excessiva, parte desse sebo fica retido, entupindo os poros. Quando isso acontece, o acúmulo oleoso atrai para o local bactérias, sobretudo a Proprionibacterium acnes.

Esse micro-organismo libera substâncias tóxicas que irritam a pele. Para barrá-lo, células de defesa são recrutadas e desencadeiam uma reação inflamatória. O resultado é aquele que a gente odeia: formam-se cravos, que podem aumentar de volume e ganhar coloração avermelhada — casos mais graves chegam virar abcessos com pus. 

Causas mais comuns

  • Puberdade;
  • Distúrbios ou alterações hormonais;
  • Uso de medicamentos como cortisona;
  • Exposição exagerada ao sol;
  • Ovários policísticos;
  • Tensões emocionais;
  • Predisposição genética;
  • Uso de medicamentos específicos ou suplementos;
  • Uso de cremes faciais ou maquiagens inadequados para a pele oleosa;

 

Crises de acnes ou acne severa

A acne severa (Acne Grave ou Acne Grau 4) é uma doença de pele bastante agressiva e pode ser identificada por ser dolorida, causar vermelhidão e inchar. Em algunas pessoas as acnes surgem em grandes quantidades e em várias partes do corpo.

Obs.: Ainda há a Acne Grau 5 que é a mais grave e agressiva, chamada de Acne fulminante, porém é um quadro bem raro em que as lesões podem evoluir para úlceras e sistomas sistêmicos.

Antes de mais nada, procure um dermatologista se suspeita que suas acnes são frequentes e/ou agressivas, a busca pelos devidos cuidados dermatológicos quando as crises de iniciam é a melhor opção para evitar a evolução do problema, manchas indesejadas e cicatrizes residuais que podem ser de difícil tratamento.

Primeiramente e mais importante: veja se está tudo bem com sua saúde, pois pode ter alguma patologia relacionada com a acne, alterações na saúde podem refletir na pele e isso pode estar causando as crises.

Os medicamentos vão ser úteis para quem tem acne severa, o dermatologista vai prescrever o tratamento ideal de acordo com a necessidade de cada paciente, é feito uso de produtos tópicos como retinoídes, benzoíla, adapaleno e orais como antibióticos ou isotretinoína em casos mais graves - e protetor solar. Tudo isso depende muito da gravidade do problema e só poderá ser avaliado por um médico dermatologista. Não se automedique!

Os dermocosméticos também são parte importante para a acne pois melhoram a aparência e aceleram a percepção dos resultados.

 

Como cuidar da pele oleosa com tendência à acne

A acne ou espinhas eventuais tem prevenção, basta tomar alguns cuidados e nós vamos te contar:

 

1. Tenha um rotina de cuidados com a pele

É fundamental ter uma rotina de cuidados e tirar tempo para cuidar da pele se você tem tendência à acne, esse tempinho despendido para o cuidado pode ser sua salvação! Lembre-se: "É melhor prevenir, do que remediar."

Se tomar todos os cuidados e prevenir, vai evitar o incômodo das acnes e das manchas que ficam depois que elas se vão!

Enfim, quem tem pele acneica DEVE ter um ritual de cuidados, deve fazer a higienização da pele religiosamente 2x por dia para que o rosto fiquei LIMPO e o sebo controlado.

Os produtos que vão te ajudar na higienização da sua pele são: 

- Sabonete líquido, em forma de gel, creme ou espuma:

A higienização para quem tem pele e inflamações é essencial para limpar profundamente, controlar a oleosidade, desobstruir os poros e prevenir novas lesões.

Opte por sabonetes com ação secativa, calmantes e cicatrizantes para usar nas ocasiões em que esteja com acnes.


- Esfoliantes:

Esfoliar adequadamente é muito importante, a leve esfoliação da pele ajuda principalmente a limpar e desobstruir os poros, evitando novas lesões causadas pela acne.

Esfolie 2-3 vezes durante a semana. Se você tem acne severa, pergunte ao seu dermatologista.

 
- Tônicos:

O tônico finaliza a limpeza, ele ajuda a tirar todos os resquícios da pele e faz uma esfoliação química, deixando-a hiper limpa, ajuda a controlar a oleosidade e auxilia no aspecto da pele.
É um ótimo aliado das peles oleosas com tendência à acne.


- Sérum e Hidratantes
:

Hidratar a pele oleosa e acneica é importante. Temos um post aqui no blog falando exclusivamente sobre oleosidade excessiva e explicamos sobre o Efeito Rebote, que é a pele se sentir extremamente seca e ressecada após a limpeza (ainda mais com ácidos e secativos antiacne), o organismo então entende que algum fator externo está acabando com a gordura protetora e por isso estimula uma superprodução de sebo para se proteger.

Ou seja, manter a pele hidratada faz com que a pele fique equilibrada e não produza excesso de oleosidade. Opte por bons séruns e hidratantes específicos para pele oleosa.

 

2. Proteja sua pele

O filtro solar precisa estar presente em sua rotina, principalmente se a pele tem tendências acneicas!

Opte por produtos oil-free (sem óleos na composição) pois são adequados a peles oleosas.

 

3. Adicione ácido salicílico

O ácido salicílico (também conhecido como ácido 2-hidroxibenzóico) é um ácido carboxílico cristalino e classificado como Beta-Hidroxiácido (ß-Hidroxiácido).

Ele é caracterizado por ser um controlador de oleosidade e anti-inflamatório potencial, apresenta um poder esfoliativo e também uma acção hidratante, cuja característica principal é a capacidade de penetração nos poros ajudando na remoção da camada queratinizada.

É um ativo muito indicado por dermatologistas para complementar os tratamentos antiacne por ter ação queratolítica (esfoliantes) e antimicrobianas, significa que afina a camada espessada da pele, hiperqueratinizada e age evitando a contaminação por bactérias e fungos oportunistas.

 

4. Mantenha hábitos saudáveis

Beber água e ter uma alimentação saudável e balanceada auxilia em todo o bom funcionamento do corpo inclusive na pele, que é o reflexo de nossa saúde. Afinal, saúde vem de dentro para fora.

 

5. Outros fatores importantes

Fazer regularmente exercícios físicos ou outra atividade para ajudar a reduzir estress e ansiedade podem ajudar com as acnes, sabia?

Isso porque ao minimizar o stress e melhorar a qualidade de sono, aliado com exercícios físicos contribuem para a diminuição do hormônio cortisol, cujos altos níveis provocam o aparecimento da acne cística (Acne Grau 3) e outros tipos.

 

Melhor anti-idade para pele acneica

A pele oleosa e acneica requer muitos cuidados e ao escolher um dercosméticos de tratamento anti-idade você deve lembrar de algumas coisas:

Além de prestar atenção nos ativos presentes na formulação, para acertar na escolha do melhor anti-idade para esse tipo de pele, é importante considerar a textura do produto - que não pode ser muito oleosa ou densa para evitar o aumento da oleosidade e a formação de espinhas.

Com isso, o ideal é que o produto tenha um veículo mais leve, como o sérum, que seja oil-free (sem óleo na composição) e ainda que não seja comedogênico*.

*Ativos comedogênicos: ativos que tem alto poder de entupir os poros

 

Acne da mulher adulta

As alterações hormonais não acontecem apenas na adolescência, mas em outras fases da vida como a fase adulta das mulheres, por isso a incorrência de acne, chamada de “acne da mulher adulta”.

A acne nas mulheres adultas também pode ter inúmeras causas, as mais comuns são alterações hormonais, estress e a pele estar em colapso, sem os devidos cuidados.

Dormir maquiada, por exemplo, faz com que a pele não respire e seus poros fiquem entupidos, basta uma noite dormida com make que aparece uma acne aqui e uma ali!

Por isso, SEMPRE demaquile a pele e depois limpe com um sabonete facial apropriado.

Uma pele limpa e cuidada tem muito menos chances de sofrer com acne.

Os hormônios também podem ser um inimigo da pele linda, já que alteram todo funcionamento do corpo e acaba refletindo na pele.. Se desconfia estar com alguma alteração hormonal, procure um médico.

 

Tratamento antiacne por conta própria NÃO É UMA BOA IDEIA!

E pode dar muito errado! Não se automedique, não invente receitas caseiras e nem esprema e cutuque as espinhas. A acne é uma doença de pele e deve ser tratada.

Existem métodos de tratamento antiacne de sucesso, mas todos eles são prescritos e acompanhados por um médico dermatologista, só esse profissional pode te ajudar a fazer um tratamento contra as acnes severas.

 

** Consulte sempre um dermatologista! **

Avisos legais:

As informações contidas neste site são propriedades da empresa 2L Beauty. Sua reprodução, download ou reenvio com finalidades comerciais, seja parcial ou integral, é estritamente proibida;

Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site www.2lbeauty.com.br, o qual tem como objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas de cuidados com a pele e estas não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substitutas para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer enfermidade sem antes consultar um profissional da área.

 


Postagem anterior Postagem seguinte


0 comentários


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Newsletter

Adicionado ao carrinho
FRETE GRÁTIS | 4X SEM JUROS Free shipping when you order over XX You Have Qualified for Free Shipping Promoção de Páscoa 30% OFF em toda loja! Free Shipping For Over $x to Frete Grátis | 4x sem Juros You Have Achieved Free Shipping Free shipping when you order over XX ou Have Qualified for Free Shipping